segunda-feira, 29 de março de 2010

A luta entre Maranhão e Ricardo Coutinho


Depois de quase dois meses desde o meu último artigo sobre política, o cenário na Paraíba continua nublado e sujeito a trovoadas. O que se vê?: Cícero Lucena irredutível. Não larga o osso por nada. Configurando um inevitável racha na oposição e fragilizando as duas candidaturas, tanto a dele (já sem força) quanto a de Ricardo Coutinho (PSB). O racha favorece o atual governador José Maranhão.

Parece certo. Cícero Lucena será candidato, o objetivo: dar sobrevida ao seu projeto político. O tucano não aposta em 2010, óbvio, mas se ele não concorrer, é possível que esteja declarando sua morte antecipada, mesmo contando com mais quatro anos a frente do Senado.

Na outra ponta deste triângulo (infelizmente nada amoroso, apesar dos três terem muito em comum), temos o governador José Maranhão. O governador quer mostrar serviço e tem mostrado emprenho neste sentido. Já anunciou várias obras estruturantes, com bilhões em investimentos até 2015, que se vingarem de fato podem mudar a cara da Paraíba, para melhor.

Não dá para não citar o Porto de Águas Profundas, o Metrô de Superfície (na verdade trólebus para as partes mais populosas da Capital. O trólebus é uma espécie de ônibus só que mais extenso, que pode ser movido por eletricidade). O Estado ainda tem projeto para a Triplicação da BR-230, de Cabedelo até Oitizeiro, a medida desafogaria o trânsito via Bessa. Prevê também a construção de um viaduto ligando a Beira Rio à Epitácio Pessoa e à Ruy Carneiro, outra medida para desafogar o trânsito da Capital (vista com azedume pela Prefeitura Municipal, não vamos discutir se essa seria ou não a melhor opção para desafogar o trânsito, é a opção oferecida).

Os projetos do governador ainda contam com várias outras interligações com as BR-101, multiplicando as entradas e saídas para o interior do estado, além de investimentos no Cariri/Seridó. A construção do Centro de Convenções, do Aeroporto de Cajazeiras, construção e/ou restauração de vários hospitais..., não há como negar, Maranhão tem mostrado serviço.

Em termos de melhora do cenário, a Paraíba ainda conta com o início da exploração do petróleo na região do Sertão. Tá, isso não tem uma ligação direta com o Governo do Estado, mas são dividendos que podem entrar no bolo... Assim, não é de se estranhar que depois de tantas anúncios de projetos o quadro esteja mais sorridente ao governador.

É verdade, a propaganda do Governo do Estado tem sido intensa (assim como a de Ricardo Coutinho também, talvez só um pouquinho menos intensa). Mas Maranhão ainda tem conseguido driblar uma Assembléia Legislativa indigesta e amealhado investimentos federais para o Estado, assim como empréstimos consideráveis para reforçar o caixa e mostrar resultados.

Com seu estilo ‘come quieto’, Maranhão tem aumentado o número de aliados, simpatizantes socialistas que abandonaram RC (deputados, prefeitos) e mantém a maior parte do PT. O peemedebista conseguiu também parte do PTB (é verdade que o partido bem pode estar na sua já costumeira jogada dupla, do tipo: é melhor ter uma perna em cada possível ganhador, assim ninguém fica chateado e o partido sempre ganha).

Fechando esse triângulo temos Ricardo Coutinho. O ‘Mago’, como é chamado o prefeito de João Pessoa, é ambicioso. Começou essa história como vereador e deputado aguerrido, sempre com um olhar crítico para as administrações, voltado para a luta dos excluídos. RC é uma personagem que fez a cabeça de muita gente da UFPB e dos centros acadêmicos. Ligado ao PT, CUT, PCdoB, PCB. É o que antigamente chamaríamos de esquerda raivosa.

Coutinho soube se reinventar. Deixou de lado o estilo, digamos, ‘forte’, (alguns diriam que nem tanto) e tem conseguido aliados, enquanto perde outros. A reinvenção foi tanta que agora está aliado à ala mais a direita (se é que ainda dá para falar assim hoje em dia), o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Efraim Morais. Aguinaldo Ribeiro, Ricardo Barbosa, Carlos Dunga, são outros nomes hoje próximos do ‘Mago’.

RC tem feito uma administração de resultados à frente da Prefeitura de João Pessoa, tirou ambulantes das calçadas, embelezando a cidade. Ordenou as barracas da orla e está mudando a calçadinha. Deu outro visual a feirinha de Tambaú, construiu o terminal de integração (talvez sua maior obra para o povão). Fez o Estação Ciência, reformou praças, inclusive colocando aparelhos para ginástica em muitas delas (sua segunda maior obra para o povão). Acabou de inaugurar a Estação Digital, com acesso gratuito à internet em 30% da cidade, fez escolas, reformou e construiu PSFs e, apesar das brigas da oposição com a secretária da Saúde Roseana Meira, tem feito uma administração na saúde interessante, principalmente no quesito dos programas voltados para áreas específicas, como soro positivos, fumantes, pessoas portadoras de distúrbios mentais, etc. No quesito saúde, assim como na educação, talvez falte mais, mas não dá para negar que muito tem sido feito.

Esse panorama nos leva as recentes pesquisas. A última causou alvoroço. A Pesquisa Vox Populi/Correio para o Governo da Paraíba indica Maranhão com 44% | Ricardo 32% | Cícero 8% | Branco/Nulo 7% | Não sabe 9%. Já na Consult Maranhão surgia com 40,1%. Ricardo Coutinho com 32,6% e Cícero Lucena com 8,7% das intenções de votos. Vale ressaltar que no ano passado a pesquisa do Ibope, encomendada pelo Jornal da Paraíba, chegou a registrar empate técnico entre RC e Maranhão. O primeiro com 38% e o segundo com 37%. Num segundo turno RC ganhava em todos os cenários.

Todos sabemos que as pesquisas mostram apenas um retrato, de áreas específicas e momentos específicos e, claro, elas revelam um certa tendência, mas não significam um resultado. Em 2006, a Consult em vários momentos trouxe pesquisas indicando a vitória do governador José Maranhão, mas o resultado obtido nas urnas foi diferente. A mudança pode ter acontecido nos momentos finais? Pode, mas o retrato aferido pela pesquisa poderia estar equivocado? Também pode. Justamente porque a pesquisa é um retrato, de uma determinada região e de uma parcela da população. Por isso, a pesquisa deve ser tomada com ressalvas tanto pela ala 'Já Ganhou' do grupo maranhista, quanto para os aliados de RC que podem arriscar um 'Já Perdeu'. Uma amiga minha garante que a única pesquisa confiável é a da Data Folha... Como eu também desconfio da Folha... melhor esperar.

Há muita água para rolar ainda. No momento podemos entender o seguinte: acreditando piamente nos números apresentados: RC parou de crescer e Maranhão ganhou musculatura. Isso significa que talvez o estrago de Cícero Lucena na campanha de RC seja maior do que o esperado. Talvez a transferência dos votos de Cássio para RC não seja tão certa assim, ou não está suficientemente claro que os dois políticos agora estão unidos no projeto político para o estado.

Em contrapartida, Maranhão tem feito o dever de casa de forma quase impecável.

Mas uma coisa é certa, haverá muita sujeira sendo jogada no ventilador nessa eleição. Creio que os dois lados estão se municiando. Por isso, volto a dizer, caros leitores, olhem e vejam, não se deixem enganar. Não andem como cegos em tiroteio, juntem os dados e pesem o passado e o presente de cada candidato. No fundo, seria tão bom ver apenas os resultados das administrações e escolher o melhor. Será que não pode ser simples assim algum dia?

Nenhum comentário: