quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os 12 trabalhos de Ricardo Coutinho na Paraíba

A tarefa de Ricardo Coutinho a frente do governo da Paraíba é digna dos 12 trabalhos de Hércules. E não há exagero aí. Segurança, Educação, Saúde, Funcionalismo, Estrutura Sucateada do Estado, Saneamento Básico, Estradas, Porto e Aeroporto (encaro os dois como uma coisa só:escoamento de produção e turismo), Articulação Política, Mídia, Cultura e Cagepa (a instituição, nada a ver com saneamento). Cada um desses temas é um angu de caroço. Fácil de perder o ponto e degringolar e difícil de arrumar.

Agradar a todo mundo vai ser impossível, assim como resolver esses nós em quatro anos. Mas é possível dar uma direção um pouco mais arrumada, pelo menos. Se bem que o problema do estado brasileiro é de berço, histórico. Tinha que tocar fogo e começar tudo de novo, mas aí o estrago seria grande. Melhor ir levando o sistema até quando der...

O novo governador da Paraíba já começou a anunciar sua equipe de governo. Deu o ponta pé inicial pelo twitter, revelando os nomes da nova Segurança Pública do estado. Primeiro é preciso anotar o veículo escolhido por Ricardo Coutinho para fazer o anúncio em primeira mão: o twitter.

É sem dúvida um novo tempo e uma forma de prestigiar essa galera – o novo governador tem mais de 15 mil seguidores no twitter e esse número é multiplicado exponencialmente quando os seguidores repassam as informações. Esta é, sem dúvida, uma forma do governador admitir a força das redes sociais em sua campanha e um recado para outra ala bem específica que foi seu calcanhar de Aquiles durante a campanha: a Mídia.

Mas vamos ao que interessa. Primeiro, não pretendo tecer comentários sobre as escolhas, simplesmente porque não conheço os escolhidos. Apenas torço para que eles consigam diminuir o índice de violência no estado. É bom lembrar que o nível de violência de João Pessoa é quase igual ao do Rio de Janeiro. Apenas para ficar num dado divulgado recentemente pelo IBGE, a proporção de mortes violentas de homens em relação às mulheres tem seu pico no Rio de Janeiro, onde 5,5 homens morrem por causas violentas para cada mulher. A Paraíba fica em segundo lugar, empatado com Alagoas e Bahia (com 5,3). Pernambuco é o terceiro felizardo dessa lista negra (com 5,2).

Mas não é preciso ler os índices do IBGE para constatar a violência na Paraíba, é só ler as manchetes dos jornais, das TVs e dos portais. O número de mortos a cada semana. A violência é generalizada, com maior ênfase na Capital e em cidades como Campina Grande, Patos, Santa Rita e Bayeux.

Como Coutinho falou em seu pronunciamento, realmente é preciso que a inteligência da Polícia Civil FUNCIONE e consiga desbaratar gangues e esse esquema onde hoje os bandidos mandam em bairros e ruas. Não dá para existir mais picuinhas entre as polícias enquanto os cidadãos morrem em frente as delegacias, shoppings, suas casas, shows, no trânisto e no ônibus. Queremos paz e principalmente: parar de achar que encontrar com um policial é sinônimo de problema, não solução.

Vou confessar: olhei para a operação de retomada do morro do Alemão, no Rio de Janeiro, desejando que algo parecido pudesse acontecer no Bairro São José, na Capital. Tá, talvez não seja preciso fazer exatamente isso, mas precisamos sim re-socializar bairros como Renascer, Padre Zé, Alto do Céu, Alto dos Populares e Bairro São José, só para ficar em alguns mais carregados da região metropolitana de João Pessoa. Afinal, não dá para continuar com uma taxa é de 55 mortos por 100 mil habitantes (essa é a taxa de João Pessoa), quando a ONU considera aceitável até 10 mortos por 100 mil habitantes. O negócio tá brabo.

O novo governador tem alguns trabalhos indigestos pela frente. Talvez um dos maiores deles seja mesmo a Segurança. Por isso, ele fez bem em antecipar a anunciação, prevenindo uma ‘terra de ninguém’ na PM, Polícia Civil (PC), e Corpo de Bombeiros que pode se instalar com o vácuo do poder com Natal e Réveillon se aproximando.

Ele já deu indícios de como será a relação com o funcionalismo quando disse estranhar que o Corpo de Bombeiros fique ‘aquartelado’ esperando um evento que raramente acontece (incêndio) e apontou a defasagem de equipamentos da corporação.

Alertou para a necessidade de trabalho e dedicação de PMs e PCs e afirmou que quer soldados na rua, nada de fazer trabalho burocrático. PEC-300, não é prioridade, mas se for LEGAL pagar ele não se furtará. Foi uma fala esclarecedora. O governador eleito deixa claro que vai cobrar trabalho do funcionalismo e possivelmente quererá que a máquina do estado passe a funcionar os dois expedientes.

Coutinho já afirmou também que não entende como existem vários órgãos do governo fazendo o mesmo trabalho. Ele vê nisso acúmulo desnecessário de função e inchaço da máquina pública. Para bom entendedor... isso significa que o socialista está acenando com enxugamento da máquina e fusão de órgãos: podem estar na mira IDEME, PRODETUR, FINANÇAS... Bem, RC pode deixar para mexer nisso também só num momento adiante, afinal, são muitas mudanças para implementar.

Articulação Política – Um vespeiro difícil de mexer é a arrumação política exigida pela composição de governo. Uma arrumação que precisa absorver siglas como PSDB, DEM, PTB, PV e PTN. Claro que as três primeiras têm mais prioridades e trabalharam mais ativamente na campanha.

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) esteve durante o pronunciamento de Coutinho nesta terça-feira (14) sentado ao lado direito. A cara estava um pouco fechada, mas a sinalização é clara: o campinense participa ativamente do novo governo, tem vez e voz.

Efraim Morais (DEM) anda sumido, o que é estranho. Mas o socialista irá pagar a fatura política do apoio de primeira hora, não tenho dúvida disso, ainda mais agora com o senador prestes a ver-se sem mandato.

Outro que merece atenção é o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB). O petebista foi uma das luzes no sertão que alumiaram o caminho de Coutinho e o peso e a articulação de Tyrone foram uma somatória preciosa à campanha.

Tyrone quer um olhar mais atento do Governo do Estado ao Sertão. O danado é fazer isso, sem perder de vista as carências dessas duas gigantes (JP e CG) que também foram tão importantes na eleição.

Mas o prefeito de Sousa também tem razão ao querer que o governo saia do foco de João Pessoa e Campina Grande e se volte mais para o interior. A economia do estado está cada vez mais da borborema ao litoral, causando migração e o surgimento de favelas, mais violência e mais problemas insolúveis...é preciso fazer com que o homem do campo fique no campo e o das cidades do interior fique no seu lugar de origem. E só há uma forma de fazer isso: melhorando as condições de serviços prestados pelo governo e dando mais oportunidades de emprego e renda a esses cidadãos.

Coutinho precisa lembrar que cerca de 60% dos seus votos vieram das pequenas cidades do interior e do sertão. Esse é um povo ávido por atenção. Sabemos que a Paraíba é um estado miserável como um todo - com muitas riquezas, é verdade, mas por enquanto tristemente miserável -, todavia é depois da Borborema que ela é desperadoramente necessitada.

Estou dizendo, o trabalho é hercúleo e exige eficiência matemática.

Bem, durante o anúncio dos novos nomes da segurança paraibana, Coutinho fez questão de ler os currículos. Ele quer deixar claro: a indicação política não é problema, mas é preciso que o indicado seja gabaritado para o cargo. Anotado, RC.

Coutinho começou o anúncio mexendo em Segurança, Mídia, Funcionalismo e Articulação Política. Até o momento a sinalização é pra lá de interessante e nova no formato.

Assim, voltando a metáfora com Hércules iniciada neste artigo, Coutinho primeiro está atacando a Hidra de Lerna (a Midia), aquela que você arranca uma cabeça e aparecem mais duas. Está querendo dar um jeito no Leão de Neméia (Segurança), aquele que com os instintos soltos tem o poder de espalhar o terror e destruir, mas domado é capaz de ser um exímio escudo de proteção. Está tentando domar Cérbero (o Funcionalismo), o cãozinho de três cabeças de Hades. É esse cãozinho que guarda a entrada do submundo... Por último, Couitnho tem se esforçado para limpar os Estábulos do Rei Aúgias (Articulação Política). Vou te contar: é muita merda pra limpar...

Sorte e sucesso ‘Mago’.

Um comentário:

seufeitosa • disse...

realmente paulo, o mago terá muito trabalho pela frente... e a direção da cagepa? tens alguma notícia?