terça-feira, 13 de abril de 2010

Cícero e Veneziano tropeçam

Suspeito que tem muita gente como Manolito, o personagem da Mafalda...
É uma semana para Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) comemorarem. Primeiro, porque o senador Cícero Lucena (PSDB) deve mesmo desistir da candidatura para ser coordenador na campanha de José Serra à presidência, contrariando o apelo de seus comandados.

Segundo, porque o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), coordenador da campanha do governador José Maranhão (PMDB), foi cassado pela 10ª Zona Eleitoral.

Claro que há outros capítulos se desenrolando, mas é evidente que as duas situações contribuem para o desenvolvimento da campanha do ex-prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro.

Para quem questiona como ficará Cícero e sua turba do barulho, capitaneada por medalhões como Hervásio Bezerra, Marcus Vinícius, Anibal Marcolino e outros. Óbvio, eles vão se unir a Maranhão, ainda que não seja oficialmente. Já avisaram até que não votam em RC, nem se ele fizer uma plástica e parecer Gisele Bündchen.

E Veneziano? Em curto prazo, a notícia, por si só, ajuda ao Grupo Cunha Lima, e por tabela ao prefeito de JP.

Todavia, creio que, por enquanto, pouco ou nada acontece de fato na administração de Campina que possa influenciar realmente a corrida eleitoral. Talvez mais na cabeça dos eleitores campinenses. Se bem que os paraibanos - e os campinenses em particular - não parecem ligar muito para essa história de cassação. A fidelidade dos eleitores tem sido a toda prova, vide a imensa turma que se mantém leal a Cássio apesar da cassação.

Mas a 'bomba' da justiça deve mudar a estratégia dos irmãos Vital e ensejar mais empenho na eleição do governador Maranhão. Afinal, é melhor não arriscar o futuro completamente.

Contudo, se querem saber se o prefeito de Campina Grande será ou não defenestrado. Não sei, a política e a justiça são searas movediças. Às vezes a gente acredita que o terreno é firme e depois, ao pisar, afunda até a cabeça. Por isso, não dou palpite... pensando bem...acho que ele fica até o final do mandato, ou, na pior das hipóteses, até quase lá.

Existe outra questão: prevalecendo esse cenário – de apenas duas candidaturas fortes – a eleição será definida no primeiro turno? É possível. E nesse caso, se a eleição fosse hoje, a situação ficaria muito perigosa para Coutinho, já que, até prove-se o contrário, ele está em desvantagem.

Afinal, até agora a ‘campanha’ de RC não deslanchou exatamente e as visitas a correligionários do interior estão em banho Maria, ponto morto e na base do cochilo. Enquanto Maranhão é mais feliz em cooptar novos aliados.

Mas vale ressaltar, como disse inicialmente, que RC tem mais motivos para festejar do que reclamar. Com Cássio cimentando o trajeto dentro do PSDB para um apoio amplo ao ‘Mago’ e esse caminho estando quase totalmente concretizado, a tendência é que fique muito claro, e definido para o eleitor, quem é quem entre os candidatos.

Cícero bagunçava um pouco o meio de campo, com sua opção terceira via. Enquanto isso, o grupo cicerista fica um tanto órfão com a decisão do senador. Se é que ela será realmente levada a cabo.

Mas, me digam aí, vocês não acham estranho que Cícero tome a decisão e só queira anunciar depois de um mês – após a viagem ao EUA? - Agora estão dizendo que ele já cancelou a viagem... Vai ver o cara ainda está 'mastigando' e a decisão não está assim totalmente tomada, ou, talvez, seja a tentativa de ganhar tempo. Para quê? Por outra opção?...

Um amigo meu aposta noutra direção, algo mais prosaico: Cícero quer dificultar o máximo a vida de RC.

Nenhum comentário: