sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Porque Serra está rindo à toa


Dilma Rousseff (PT) teve cerca de 14 mil votos a mais que José Serra (PSDB), mas, ao contrário do que previam as pesquisas de opinião, o tucano não foi tão mal nas urnas. Teve o mesmo resultado dado a ele no segundo turno de 2002 na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, a oposição chegou mais longe com Alckmin em 2006. O tucano, conhecido como ‘picolé de chuchu’, teve 39 milhões de votos no primeiro turno. Ainda que no segundo turno Alckmin tenha emagrecido. Ficou apenas com 37 milhões, contra 58 milhões de Lula.

Mas Serra leva uma vantagem significativa neste ano, o seu opositor, apesar de contar com a presença de Lula, não é Lula, é Dilma Rousseff. Uma ilustre desconhecida do grande público. OK. Agora todo mundo já sabe quem é ela: é a ‘mulher de Lula’, como frisam a maioria dos que votaram na mineira. Dilma recebeu 47 milhões de votos de um povo apaixonado pelo seu presidente. Para abocanhar os votos restantes e ganhar a eleição, Dilma terá a seu favor o ‘voto útil’ de muita gente que não quer ver o projeto ‘neoliberal do PSDB/DEM’ outra vez no poder, apesar de torcer o nariz para os aloprados do PT.

Não foi esse um dos motivos que fez muita gente votar em Marina? Um dos problemas de Dilma é que ela não mostrou durante a campanha nenhuma personalidade. Era quase um boneco manipulado por um ventríloquo.

Nas últimas semanas da campanha do primeiro turno os simpatizantes de Serra apelaram para todo tipo de boato pela internet: desde dizer que Dilma teria dito que nem Jesus lhe impediria ganhar, até espalhar histórias de uma pretensa homossexualidade da ex-ministra. Outro tema jogado na mídia foi à posição favorável ao aborto do programa do Partido dos Trabalhadores (PT). Histórias indigestas para uma população predominantemente cristã.

Também espalharam uma previsão de que ela morreria de câncer e o país ficaria a cargo de Michel Temer (PMDB) e José Sarney (PMDB) (Ui!). Muito terror em jogo hein?!

Por conta dessas histórias existe uma animosidade entre os eleitores de Marina – muitos deles católicos e evangélicos – que já assimilaram esses boatos como verdadeiros. O estrago está feito.

Enquanto isso, outros eleitores de Lula se questionam se Dilma está realmente preparada para comandar o país. E toda a blindagem da ministra só contribuiu para aumentar a dúvida. O grande problema de Dilma é que ela está numa camisa de força. Não diz nada fora do script. Não pode dar um passo fora e fica o tempo todo à sombra de Lula. Isso deu espaço para uma dúvida: talvez a ex-ministra não tenha a capacidade de administrar o país com todas as suas complexidades que vão muito além do Plano de Aceleração do Crescimento.

Na verdade, no final das contas, a eleição de 31 de outubro será a escolha entre duas personalidades que representam o mesmo – ainda que tenham projetos de governo diferentes. Tanto Dilma quanto Serra são centralizadores, bons gestores, mau-humorados, lutaram – cada qual a sua forma – durante a ditadura, são grossos, não têm empatia, e têm pouco jogo de cintura. O Serra tem mais experiência política e isso lhe dá uma certa vantagem nesse quesito. Mas a Dilma conhece a máquina do governo como ninguém. Empate.

Pesa em Dilma, muito mais do que em Serra, toda a máscara que ela precisa vestir para lidar com o público. Convenhamos, é difícil ser natural tentando pensar a todo instante que não pode ser direta, não pode aparentar antipatia, não pode ser grossa, não pode parecer autoritária. Por isso, o discurso dela parece tão desarticulado.

Tive a oportunidade de ver a Dilma em ação enquanto ainda era ministra. Ela não tem nenhum problema para responder de forma articulada. Mas seu estilo é mais seco e isso pode assustar os mais sensíveis. Agora, Dilma terá que convencer o eleitorado que é a melhor escolha e que se sustenta sem a presença de Lula. E é evidente que Serra irá explorar as fraquezas da candidata nos debates. Não duvido que questões tipo: Como alguém que quer ser presidente do Brasil não sabe escolher alguém para ser seu braço direito (Erenice Guerra)? A mudança de opinião sobre o aborto – sei que Dilma não mudou de opinião, mas também não deixou isso claro para o eleitorado. Serra vai explorar a antipatia de Dilma, talvez a doença, a Dilma guerrilheira, um possível ateísmo. Pode vir mais jogo sujo por aí.

Sinceramente, o tucano está numa posição mais confortável. Pelo que significam os votos de Marina, deve mesmo estar rindo a tua. Afinal, conseguiu uma sobrevida política e chances reais de virar o jogo. Ele só tem um obstáculo real – por enquanto, já que ninguém viu ainda Dilma em ação – o presidente Lula. O pernambucano tem se mostrado um cabo eleitoral excepcional. E apelar para o emocional – tipo a peça de marketing Dilma mãe e Lula pai – vai acertar muitos eleitores na região baixa.

Outro problema de Dilma é a desmobilização na maioria dos estados onde não haverá segundo turno – só três no Nordeste, reduto eleitoral da petista, vão manter a disputa. A região é o fiel da balança para Dilma. Mas vale a ressalva: os votos em Marina no Nordeste foram muitos... Marina ganhou em Maceió e Sergipe, tirou segundo lugar em Salvador, João Pessoa, Recife, Fortaleza, São Luiz, Teresina e Natal. Sei que são só capitais, mas também são os maiores colégios eleitorais de cada estado.

Ainda tem a fábrica interminável de escândalos do PT, que sempre pode surpreender. E a grande Imprensa completamente pró-Serra. Pode chover ataques constantes da Globo, Folha, Estadão, Veja... Sei não, mas para mim, Serra pode ganhar, realmente.

2 comentários:

Kah disse...

Não sei se ele deveria estar rindo ''tão a toa'' não, afinal os 'marinistas' e 'pliinistas' [sendo esse ultimo menos representativo] tendem a optar por uma continuidade do governo PT ou quiçá, por uma 'nulidade' de seus sufrágios.

Anônimo disse...

Serra é sinônimo de grandes empresas, não de casasa de humildes, necessitados de saúde, atendimento médico adequado, moradia, e esse papo de escolas que tanto fala, já foi postado pelo PT, que muito fez pelas crianças que não podiam estudar por falta de vagas. Eu sou Lula, e Dilma 100%. Pensem antes de votarem no Serra, a não ser que sejas rico, com plano de saúde, em excelentes hospitais, ou que possuem condições de estudarem em escolas particulares. Usem a cabeça, não palavras decoradas.