quinta-feira, 15 de abril de 2010

CQC: esquerda, direita, Efraim e os hilários Gentili e Cortez


O CQC faz aquele tipo de humor destruidor. Nada fica pela frente, tem algo de irresponsável, de bagunceiro, malandro, ri de tudo e de todos. Bem ao estilo: perco o amigo, mas não perco a piada. Confesso que não sou um telespectador assíduo. Vi uma coisa ou outra, mas do que vi, deu para perceber que com programas tipo A Praça é Nossa, Zorra Total, Programa do Tom, Faustão, Caldeirão do Huck (ops, esses dois não são de comédia...), o CQC (Custe o Que Custar) dá de lavada como melhor humorístico no ar.

Vi um programa, faz algum tempo, onde boa parte da esquerda se juntava para relembrar a reunião da UNE de 68 quando todos os estudantes foram em cana. No dia do programa, no local, também estava havendo uma “das maiores reuniões da esquerda brasileira”, segundo o humorista do CQC.

Lá estava o Danilo Gentili - que de Gentil não tem nada - em algumas entrevistas engraçadíssimas. Muitas monossilábicas e outras grossas mesmo. O cara tira o maior sarro, desmistificando a cara de bicho papão do pessoal da foice e do martelo, os fãs de Fidel, do PT, gente que participou da luta armada durante a ditadura, etc. Gente muito boa, mas que, às vezes, leva as coisas muito a sério...

Apesar de rir, foi triste ver o mal humor do vermelhos. Entendo que ver alguém sacanear com suas crenças não é agradável, mas é preciso ter um pouco mais de jogo de cintura gente. No todo, foi ótimo o jogo de cintura de Zé Dirceu.


Danilo Gentili com a Esquerda



O pior de tudo foi que momentos antes, no mesmo programa, o próprio Gentili havia sido ‘recebido’ pela direita no lançamento do livro de Reinaldo Azevedo - No País dos Petralhas. O colunista da Revista Veja - não precisava dizer que ele é de direita, escrevendo para Veja - tinha até a presença ilustre de José Serra, no evento. Como sempre, Serra sem nenhuma simpatia para distribuir. Lá também estava o ex-governador Jorge Bornhausen (o político da velha guarda que foi governador biônico. Lembram? Aqueles que eram nomeados pela ditadura).

Contudo, o povo de direita foi mais simpático do que os de esquerda, apesar de Gentili ainda encontrar uns mal humorados.

O comediante, no programa, parecia bolinha de Pinball. Apanhou dos dois lados. Conclusão: a esquerda não sabe rir de si mesma, enquanto a direita consegue levar mais na esportiva. Mas os dois são é mesmo sisudos.

Danilo Gentili com a Direita


Bem, no último dia 10 de abril, no lançamento da candidatura de Serra à Presidência da República, foi a vez de Rafael Cortez, que convenhamos, de cortes não tem nada, mas também sabe tirar sarro dos políticos.

O evento era prato cheio: Kassab, Eduardo Azeredo (o cara do mensalão tucano), José Agripino (dizendo que em mulher só se bate a pedidos!), Efraim (capítulo a parte), Aécio (o mais soltinho, parecia realmente feliz e a vontade), Serra ('simpático' como sempre) e FHC (esse foi o que melhor se saiu das perguntas capciosas). Mas acho que nessa altura do campeonato (com FHC) o Cortez já estava cansado.

A idéia do CQC é deixar os políticos, a elite, os atores, seguranças e quem mais aparecer, numa sinuca de bico, sem saída. As perguntas colocam as pessoas no rídiculo as confrontando com suas próprias incoerências, outras vezes as perguntas não passam de uma brincadeira boba, mas justamente por isso, questionando pessoas que são 'autoridades' fica engraçado.

Noutros momentos o atores do CQC colocam na mesa as acusações da mídia de uma forma fria e absurdamente direta. A graça vem, na maior parte das vezes, dessa situação vexatória, quando adicionada a uma pitada de humor ácido. E ainda tem as intervenções (sons, e imagens inseridas) que são hilárias.

No lançamento da candidatura de Serra, Rafael Cortez é rápido nas tiradas, nas saídas. Usa bem o ator e o lúdico para resolver os momentos delicados - foi assim com Efraim. Ele (Cortez) ri e brinca, tornado o azedo (das perguntas) até engraçado. Há que se dar a mão a palmatória, o cara é ótimo.

Na outra ponta, Efraim perdeu as estribeiras – ficou puto, fulo, irritado, e foi além ao partir para o pessoal com o ator/jornalista/comediante. Dizer "dormir com sua esposa ou sua mãe”, foi demais. O senador até podia ter alguma razão, mas a perdeu quando se alterou.

Não justifica, apenas ameniza, que o programa tem marcado em cima do paraibano e o comediante pôs a família do senador no meio, ainda que estivesse dentro do tema proposto pelo programa (o nepotismo)... Além disso, há uma edição na fala de Efraim e de Rafael Cortez, portanto, não dá para saber exatamente o contexto daquela história... No final das contas...tudo bem senador, às vezes a pessoa não está num bom dia, a hora não é oportuna, ainda tem o cansaço e o saco cheio que podem tirar a gente do trilho. Mas, da próxima vez é melhor silenciar.

Não vou falar muito. Os vídeos falam por si. Assitam e bolem de rir da cara séria da esquerda e de como a direita pode ser, por si só, uma zona - o que parece meio incoerente (rs), já que eles são normalmente arrumadinhos enquanto a esquerda é mais largada, gosta de um chinelão e de uma bolsa a tiracolo. Basta ir em qualquer evento de um ou de outro para constatar.

No mais, um conselho (sei que dizem que se conselho fosse bom era vendido, mas não resisto): políticos, cuidado com a somatização, com o coração, menos, menos... Não esqueçam, tudo passa... até o mandato...

Lançamento da Candidatura de Serra - muito engraçada

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o amigo não ia gostar se eu falasse da sua mãe, e ainda mais numa frase ambígua. O senador Efraim Morais, agiu corretamente. Ele é o único senador da Paraíba, com ficha limpa. Existe uma diferença entre processo e inquérito, como o CQC tentou iludir a população brasileira, dizendo do inquerito. Muitos dizem que Efraim Morais devia ter metido a mão naquele safado, e se fosse você, falando da sua esposa, teria feito o mesmo.

Anônimo disse...

agiu corretamenete merda nenhuma.vc é militante então está apenas puxando o saco dele. cqc NUNCA tentou "iludir a população brasileira"

os mesmo q dizem q deveria ter metido a mão nele, são os mesmos babacas conservadores q acham q com violêcia gratuita conseguem fazer o povo se calar.

se afrain estivesse certo , perdeu toda a razão ao agir da maneira q agiu. teria varias formas inteligentes pra sair dessa com estilo, mas ele preferiu sair como o babaca q é...