quinta-feira, 20 de maio de 2010

PP, Ficha Lima, fantasmas: RC na oposição


Putz, esses dias têm sido difíceis para mim, mas talvez mais ainda para Ricardo Coutinho o candidato da oposição ao governo do estado da Paraíba. Para quem não é do estado, aqui o PSB faz aliança com PSDB e DEM.

Antes de qualquer coisa, preciso explicar-me. Alguns acham que sou pró-José Maranhão (PMDB), outros têm certeza que eu sou pró-Ricardo Coutinho (PSB). Não vou dizer em quem vou votar, mas posso garantir: aqui tento ser o mais imparcial possível, olhando para o que há de positivo e negativo nos dois candidatos. Acho que é o melhor que posso fazer pelos leitores. Se parecer que eu defendo em demasia alguns dos lados é porque vejo muita gente do lado contrário. A gente tem que dar um equilíbrio na balança (rs)...

Bem, as últimas notícias não parecem muito positivas para o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Alguns tripudiam, dizendo: com quem tu andas ricardo!? Bobagem. Os mesmos que hoje tripudiam basta que os números melhorem para colocarem o babador. RC, isso é só uma má fase, passa, acredite. Continuo achando que os dois candidatos (ao governo do estado) são bons, apenas apontam para projetos distintos para o estado.

Vamos às notícias: Primeiro o PP não arreda o pé de indicar a vice e o próprio governador José Maranhão (PMDB) parece perigosamente próximo do partido, tanto é que surgiram boatos de que o peemedebista vai indicar Daniela Ribeiro para a sua vice. A loirinha anda cobiçada ou o partido tem valorizado o passe, difícil dizer.

Chegou-se a falar que Ricardo Coutinho vinha sonhando com a irmã de Aguinaldo Ribeiro na sua vice – é sabido que RC tem uma queda por mulheres loiras, coisa que jamais vou recriminar, afinal, a própria Marilyn Monroe é uma prova de que ‘os homens preferem as loiras’ .

Todavia, porém, conquanto, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) insiste num nome do ‘clã’ Cunha Lima. O mais cotado seria Ivandro Cunha Lima (PSDB), um advogado de 80 anos. Ivandro, para mim, é uma escolha excelente para RC. O homem é tido como um político razoável (no trato) e conciliador, mas extremamente determinado e apegado a família. O último cargo de Ivandro, se não me engano, foi o de chefe da Casa Civil do primeiro governo de Cássio. Então, Ivandro é um homem forte dentro do PSDB e do grupo Cunha Lima para compor a chapa majoritária, mas não parece ser a pessoa, digamos, do gosto de RC.

Sabemos que Ricardo prefere estar mais livre e tendo Daniela Ribeiro na vice talvez considere uma tranqüilidade maior, até porque a verdade é que Ribeiro pretende (dizem) disputar a prefeitura de Campina Grande em 2012.

Para dificultar ainda mais a situação, o projeto Ficha Limpa foi aprovado no Congresso. Com a aprovação o estado foi tomado pela desconfiança que o ex-governador não poderá disputar uma vaga de senador. Essa notícia poderia derrubar as ambições de Ricardo, já que a força política de Cássio e a sua atuação na campanha têm peso – lembrem que do outro lado está o governador Maranhão amealhando cada vez mais apoios de prefeituras.

Minha opinião: O Ficha Limpa não será aplicado para estas eleições. Simplesmente porque os políticos detestam ir contra a opinião pública, mas não são bobos nem nada. Não vão cortar na própria carne assim de um dia para o outro, precisam se acostumar com a idéia e ver se não há formas de compensação. Além do mais, gente, é preciso tempo para digerir uma notícia dessas, tenham paciência com os nobres deputados (rs)...

Para mim fizeram um acordo onde todos ficarão bem na foto.

Além do Ficha Lima ainda tem o Efraim Morais com outro escândalo, o das nomeações fantasmas. Efraim está numa situação delicada com os holofotes da Imprensa. O tempo para ele começava a melhorar, depois de um período de exposição negativa com escândalos no Senado. A decisão – para mim acertadíssima – de se adiantar numa aliança com Ricardo e boas articulações políticas no estado para a campanha o colocavam como ponta de lança no processo da oposição. A situação começou a voltar a ficar delicada com aquela bobagem no CQC. Como disse, uma bobagem, mas que não contribui.

O senador precisa de exposição positiva urgentemente. Na verdade, primeiro explicar a situação dos fantasmas, depois deixar a poeira abaixar um pouco e partir para ações que lhe dêem outra visibilidade. Morais já demonstrou ter mais de sete fôlegos.

O senador ainda tem o deputado federal Efraim Filho que pode ser um suporte a mais. A boa atuação parlamentar do jovem democrata é um ótimo cartão de visitas - Efraim Filho parece ter uma boa relação com as redes sociais, principalmente o twitter. Bem, acho que Efraim pai, com certeza, saberá como contornar a situação.

No meio de tantas notícias controversas, uma boa: a nova pesquisa Vox Populi. Na pesquisa, apesar do governador aparecer na frente. O cenário mostra-se inalterado, ninguém avançou de fato, está tudo (avanços e retrocessos) na margem de erro. Isso é uma notícia boa para RC. Outra informação importante é que Coutinho aparece com a menor rejeição (17%) e Maranhão surge com (28%) de rejeição. Significa que dá para empatar trabalhando esse eleitorado.

Muita gente dentro do governo aposta na vitória líquida e certa de Maranhão. Contesto. O governador não se sai bem nos debates, suas equipes de campanha também não têm conseguido definir com clareza a imagem de um candidato que possa agradar àquela parcela eleitorado que ainda não ‘comprou’ a proposta do governador. A campanha televisiva e os debates serão o grande trunfo de Ricardo, que lida com muito mais desenvoltura nesses dois ambientes. Além disso ele continua tendo a administração de João Pessoa como vitrine.

Como já disse antes. A campanha ainda não começou e quando começar vai ser pesada... A preço de hoje o governador ganha, mas é preciso contabilizar que RC tem pouco acesso aos meios de comunicação no momento, isso quer dizer, o eleitor do estado ainda não conhece o candidato da oposição com clareza. Acredito que se a eleição estivesse ganha, o governador estaria com 60% das intenções de voto.

Nenhum comentário: