quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A agonia de Serra


A campanha do ex-governador José Serra (PSDB) vem agonizando em todo país, mas é no Nordeste onde a situação é mais calamitosa. São poucos os candidatos que iniciaram a campanha defendendo o tucano e que mantém ainda a mesma disposição. Na maioria dos estados, mesmo candidatos tucanos ou democratas têm preferido não utilizar a imagem de Serra nos seus Guias eleitorais e não pedem voto para o presidenciável.

Nos estados onde os tucanos têm candidatos próprios essa postura é comum com poucas ressalvas. A situação piorou com a decisão da oposição de priorizar a disputa em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, na esteira da queda de José Serra (PSDB) nas pesquisas. A crise pipocou por todo Brasil. A crítica é de aliados que enfrentam eleições duras ou que embarcaram nelas para dar palanque ao tucano.

A principal queixa foi pela falta de recursos. A primeira remessa de material só chegou ao Norte e ao Nordeste em meados de agosto. A campanha tem um problema sério para administrar em Pernambuco, o PSDB está debandando da campanha de Jarbas Vasconcelos (PMDB), dos 30 prefeitos tucanos, mais de 20 já apoiam Dilma. Detalhe: Vasconcelos só entrou na disputa para ajudar Serra no Estado natal de Lula. Jarbas Vasconcelos também tem um ego do tamanho de um bonde, claro.

A situação na Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Sergipe, todos estados onde a oposição tem candidatos, também é complicada. Mesmo onde os Democratas devem levar a eleição no primeiro turno, caso do Rio Grande do Norte, o nome de Serra não é proferido com facilidade.

Na Paraíba Serra conta com o coordenador da campanha no Nordeste, o senador Cícero Lucena, mas não tem palanque para subir. Os candidatos ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB)e Efraim Morais (DEM) estão mais preocupados com suas próprias candidaturas, que passam por dificuldades tremendas, do que com a candidatura de Serra, muitas vezes o paulista é considerado um peso excessivo numa região dominada por Lula.

Na última pesquisa do Ibope - sei que não dá para confiar em pesquisa, mas costumo entender que eles não podem distorcer números de uma forma assim muito assintosa - mostra que Dilma ganha em todas as classes sociais, em todas as regiões, nos maiores colégios eleitorais e até junto a quem tem nível superior.

Agora só falta jogar a toalha, Serra...

O que fica? É Aécio Neves e o xuxu do Geraldo Alckmin como líderes da oposição, junto com José Agripino (DEM-RN). A oposição sairá mais magra das eleições. Bem mais magra. Vai parecer que passou por uma lipo...Não estou querendo tripudiar, é apenas a realidade.

Nenhum comentário: